ANDA POR AÍ A CIRCULAR A IDEIA DE QUE OS POSITIVOS ASSINTOMÁTICOS PODEM DESENVOLVER PROBLEMAS CARDÍACOS.
Isto é um conclusão DETURPADA E TENDENCIOSA de um trabalho ao qual me dei ao cuidado de analisar e apresentar aqui.
A notícia começa por ser apresentada na Forbes:
Ao ler a publicação encontramos um link muito discreto "study" que vai conduzir-nos ao trabalho que deu origem ao artigo da Forbes: este link leva-nos ao artigo original, publicado no JAMA:
https://jamanetwork.com/journals/jamacardiology/fullarticle/2768916
Então o que nos diz este artigo:
- OS DOENTES NÃO ERAM TOTALMENTE ASSINTOMÁTICOS mas sim doentes que tinham recuperado da doença, alguns com sintomas ligeiros que perduraram outros recuperaram completamente.
- 33 dos 100 doentes do estudo eram DOENTES MUITO GRAVES, tendo sido ventilados, mais de metade necessitaram de ventilação invasiva, 1 recebeu hidrocloroquina que teve que ser suspensa pois provocou leucopenia (diminuição dos glóbulos brancos).
- HAVIA DOENÇAS PRÉ-EXISTENTES, cardiovasculares e outras (ver capítulo RESULTADOS) e que incluíam HTA, Diabetes, Doença Coronária, Asma e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crónica). Todas estas doenças estavam igualmente distribuídas tanto nos doentes hospitalizados como nos que recuperaram a domicílio.
PORTANTO O TÍTULO NA FORBES ESTÁ ERRADO, TENTANDO INTENCIONALMENTE ALARMAR AS PESSOAS NO SENTIDO DE ACREDITAREM QUE PESSOAS QUE TESTARAM POSITIVO E SÃO COMPLETAMENTE ASSINTOMÁTICAS PODEM DESENVOLVER TARDIAMENTE COMPLICAÇÕES CARDÍACAS.