Sequelas em assintomáticos?

Sequelas em assintomáticos?

ANDA POR AÍ A CIRCULAR A IDEIA DE QUE OS POSITIVOS ASSINTOMÁTICOS PODEM DESENVOLVER PROBLEMAS CARDÍACOS.

Isto é um conclusão DETURPADA E TENDENCIOSA de um trabalho ao qual me dei ao cuidado de analisar e apresentar aqui.

A notícia começa por ser apresentada na Forbes:

https://www.forbes.com/sites/robertglatter/2020/08/17/covid-19-can-cause-heart-damageeven-if-you-are-asymptomatic/amp

Ao ler a publicação encontramos um link muito discreto "study" que vai conduzir-nos ao trabalho que deu origem ao artigo da Forbes: este link leva-nos ao artigo original, publicado no JAMA:

https://jamanetwork.com/journals/jamacardiology/fullarticle/2768916

Então o que nos diz este artigo:

  1. OS DOENTES NÃO ERAM TOTALMENTE ASSINTOMÁTICOS mas sim doentes que tinham recuperado da doença, alguns com sintomas ligeiros que perduraram outros recuperaram completamente.
  2. 33 dos 100 doentes do estudo eram DOENTES MUITO GRAVES, tendo sido ventilados, mais de metade necessitaram de ventilação invasiva, 1 recebeu hidrocloroquina que teve que ser suspensa pois provocou leucopenia (diminuição dos glóbulos brancos).
  3. HAVIA DOENÇAS PRÉ-EXISTENTES, cardiovasculares e outras (ver capítulo RESULTADOS) e que incluíam HTA, Diabetes, Doença Coronária, Asma e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crónica). Todas estas doenças estavam igualmente distribuídas tanto nos doentes hospitalizados como nos que recuperaram a domicílio.

PORTANTO O TÍTULO NA FORBES ESTÁ ERRADO, TENTANDO INTENCIONALMENTE ALARMAR AS PESSOAS NO SENTIDO DE ACREDITAREM QUE PESSOAS QUE TESTARAM POSITIVO E SÃO COMPLETAMENTE ASSINTOMÁTICAS PODEM DESENVOLVER TARDIAMENTE COMPLICAÇÕES CARDÍACAS.

Data: 
7 Set, 2020
53 leituras