Com as variações térmicas que acompanham o Outono e com as constipações provocadas pelos outros corona vírus, em breve os testes serão todos positivos! O RT-PCR não é 100% capaz de diferenciar um fragmento de SARS-COV-2 de fragmentos de outros corona vírus que partilham em alta percentagem o genoma.
Por vezes digo aqui que a maioria da nossa população já está imune... isto porque mais de 95% dos positivos são assintomáticos.
O estudo feito em Portugal em 2.500 pessoas mostra que temos pouca imunidade. Nesse post eu pus em causa o valor do trabalho efectuado, não só a precisão do teste mas também o modo como a população foi seleccionada e o pequeno Nº de indivíduos. Além disso a nossa imunidade mais importante contra os vírus são as células T e não os anticorpos que ao fim de uns 3 meses começam a desaparecer.
Há muita coisa a ser contestada!!! começando pelos testes com a zaragatoa como os testes sanguíneos.
- CDC : "...serologic tests should not be used at this time to determine if an individual is immune,... " http://https:ww.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/lab/resources/antibody-tests-guidelines.html
- 09/07/2020: "The detection of RNA using reverse transcription polymerase chain reaction (RT-PCR)-based assays is not necessarily indicative of replication- and infection-competent (viable) virus that could be transmissible and capable of causing infection." https://www.who.int/news-room/commentaries/detail/transmission-of-sars-cov-2-implications-for-infection-prevention-precautions
Diz a OMS textualmente: um teste PCR positivo não indica necessariamente a presença de vírus viável que possa ser transmissível e capaz de causar infecção!!